Texto e fotos: Divulgação/HDG
O Hospital Dilson Godinho (HDG) segue investindo na qualificação permanente de suas equipes assistenciais, com foco nas boas práticas em segurança do paciente. Entre as ações em andamento, está a atualização do Protocolo Institucional de Sepse, agora gerenciado pelo Escritório da Qualidade.
Nesta semana, os treinamentos do Protocolo de Sepse estão sendo realizados com foco nos públicos-alvo: equipe de técnicos de enfermagem, equipes médicas e enfermeiros.
As capacitações reforçam o reconhecimento precoce da sepse e a atuação padronizada, alinhada às diretrizes institucionais e aos protocolos assistenciais, garantindo um cuidado cada vez mais seguro, eficiente e humanizado para a população atendida.
De acordo com a coordenadora do Escritório da Qualidade, Flávia Alves Câmara, a iniciativa fortalece a cultura de segurança no Hospital. “A sepse é uma condição grave e tempo-dependente. Por isso, investir na atualização do protocolo e na capacitação contínua das equipes é fundamental para garantir respostas rápidas, padronizadas e seguras, sempre com foco no paciente”, destacou Flávia Alves.
Para o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, os treinamentos refletem o compromisso institucional com a excelência assistencial. “Capacitar nossas equipes é investir diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população. A segurança do paciente é prioridade estratégica do Hospital Dilson Godinho e está presente em todas as nossas ações”, afirmou Leone.
Participante de um dos treinamentos, a técnica de enfermagem Jéssica Soares Santos destacou a importância da capacitação no âmbito hospitalar, cujo objetivo é sempre a cultura de segurança do paciente.
“O treinamento sobre o Protocolo de Sepse é essencial no ambiente hospitalar, pois capacita os técnicos de enfermagem a reconhecer precocemente os sinais e sintomas da sepse, uma condição grave e potencialmente fatal. A capacitação contribui para a identificação rápida de alterações clínicas, comunicação eficaz com a equipe multiprofissional e início oportuno do tratamento, reduzindo complicações e mortalidade. Além disso, promove a padronização da assistência, aumenta a segurança do paciente e fortalece a qualidade do cuidado prestado”, ponderou.
A iniciativa reafirma o compromisso do HDG com a melhoria contínua dos processos, a promoção da saúde e a assistência prestada com responsabilidade, qualidade e humanização.
O que é Sepse?
A sepse, popularmente conhecida como infecção generalizada, é uma resposta inflamatória descontrolada e extrema do sistema imunológico a uma infecção — que pode ser bacteriana, viral ou fúngica. Em vez de combater apenas o foco infeccioso, o organismo passa a agredir seus próprios tecidos e órgãos, podendo evoluir para falência múltipla, choque séptico e até óbito. Trata-se de uma emergência médica que exige diagnóstico e tratamento imediatos.
Cadastre em nossa newsletter e receba um resumo das principais notícias e informativos
Envie um comentário